GERENTE – Como Aproveitar Melhor Seu Tempo

 
“O tempo é o nosso recurso mais escasso. Se ele não for administrado, nada mais pode ser administrado”
(Peter Drucker).
 
Geralmente, os negócios se ocupam da gestão inteligente de alguns recursos como a gestão de capital, de materiais, de recursos humanos, gestão da informação e a gestão do tempo.
Os quatro primeiros recursos podem ser manipulados pelo homem, uma vez que o capital poderá ser aumentado, gasto ou mantido; recursos humanos podem ser substituídos e a informação pode ser obtida.
Mas, o tempo é único e você não o consegue tempo a mais. O tempo é o único recurso que deve ser gasto (investido ou desperdiçado) no momento em que o possuímos.
Dessa forma, a própria noção do tempo é um paradoxo, pois você só pode administrar a si mesmo em relação ao tempo.
Você não pode decidir se vai gastá-lo, mas somente como irá fazê-lo, pois uma vez desperdiçado seu tempo ele terá passado e você não poderá substituí-lo.
A boa administração do tempo é o fator mais importante na administração de si mesmo, de seu trabalho e até dos outros. Não tente conquistar o tempo; trabalhe com ele; transforme-o em um amigo.
Verifique as maneiras pelas quais controla agora o seu tempo disponível. Ninguém tem controle total sobre sua agenda diária; pois alguém, ou algo, sempre requer sua atenção.
Mesmo dentro do tempo já estruturado, você tem a oportunidade de selecionar quais as tarefas que tratará e com qual prioridade. E, ao exercer suas escolhas, começará a controlar melhor seu tempo.
Businessman Wearing Cape
Os princípios da administração eficaz do tempo estão estabelecidos nas etapas abaixo:
 
·        Faça uma lista: nada será feito até que esteja em uma “lista de coisas a fazer”. Mas, uma vez que haja uma lista, todas têm uma chance.
·        Atribua prioridades: o que deve ser feito primeiro?. E a seguir ?. Arrume os itens de sua lista por ordem de importância.
·        Faça primeiro o mais importante: a mais alta prioridade é mais importante, por razões que você mesmo determina.
·        Não tolere interrupções: nem mesmo de uma oferta grátis de inspeção sanitária, porque além disso você nem mesmo atenderá ao telefone
·        Mantenha-se no item, até que o tempo acabe: reinicie o trabalho no momento em que o tempo estiver disponível novamente. Sempre estará.
·        Trabalhe no item 1 até que o tenha terminado: então inicie o item 2, que agora passará a ser o item 1
2. Como Evitar Atrasos Auto-infligidos
Muitas atividades consumidoras de tempo não estão sob seu controle, tais como :
 
·        Comparecer a formatura da filha de seu chefe
·        Seu melhor Cliente interessou-se em assistir uma peça de teatro na sua cidade
·        Um compromisso imprevisto na Receita Federal
 
Nesses casos pergunte-se o que aconteceria se você não comparecesse. Seu senso global de prioridades o leva a dar atenção a algumas surpresas externas. O Gerente eficaz acolhe com prazer as tomadas de decisão; elas são a razão do seu salário. Em cada caso, tente obter tantos fatos quanto possíveis, porque você nunca conseguirá reuni-los completamente. E quando obtiver todos os que puder, tome a decisão.
A maioria das distrações vem dos outros, mas a menos que as combata elas também podem se configurar como auto-infligidas. Use esses remédios para evitar os atrasos auto-infligidos :
 
·     Quando lhe passarem o trabalho de outra pessoa, devolva-o com tato, mas firmemente.
·   Não gaste mais tempo que o necessário atendendo visitantes. E não retire tempo da sua programação para visitar inesperadamente as pessoas.
·   Se precisar sair do escritório, limite esse tempo e não o ultrapasse.
·  Programe as viagens para períodos contínuos e agrupe cuidadosamente seus compromissos.

4 respostas em “GERENTE – Como Aproveitar Melhor Seu Tempo

  1. Professor Júlio,Este assunto é realmente relevante, e deveria ser melhor aproveitado, tanto na vida pessoal profissional e até no currículo escolar do ensino médio.Acho que "sou da antiga" e ainda prefiro ler impresso que a tela do computador.Mas não perderei a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto.Votos de sucesso sempre, porque sorte pode não ser a palavra certa para quem chegou até aqui.Aguardo notíciasGrande abraçoRegina Duarte

  2. Olá Regina;;;;;;Realmente a preocupação com o tempo é de extrema importância tanto para nossa vidas quanto para as atividades profissionais.Eu também sou "da antiga", mas embora seja da época do mimeógrafo à álcool eu acabei aprendendo sobre computador a fim de melhor aproveitar meu tempo.Eu tenho escrito sobre esse assunto há algum tempo e, para você conhecer um pouco mais sobre isso, aconselho ler outros artigos meus escritos no http://www.artigonal.comObrigado pela participação.Grande abraçoJulio Cesar

  3. Pingback: A Força dos Ventos na Navegação Oceânica | PROFIGESTÃO – Profissionais em Gestão de Empresas e Pessoas

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