O Líder Que Sabe Ouvir Arregimenta Pessoas

Por Que os Líderes Precisam Fortalecer Sua Capacidade de Sentir Propósito Nos Outros? O Que é Preciso Para Ouvir de Verdade o Que os Seguidores Querem? O Que Descobrimos Quando Ouvimos Com Sensibilidade as Aspirações dos Outros?

Dentro do contexto da comunicação, ouvir talvez seja a mais difícil tarefa dos líderes, pois geralmente ouvimos quando estamos sendo elogiados e, não ouvimos, quando somos criticados. Porém, a primeira tarefa de um líder para arregimentar seguidores e descobrir suas aspirações é saber ouvir com atenção.

Não importa a grandiosidade do sonho de um líder, pois se os outros não virem nesse sonho a possibilidade de realizar suas esperanças, eles não o seguirão. Então, os líderes têm de mostrar às pessoas como elas serão atendidas pela visão de longo prazo do futuro e como suas necessidades específicas poderão ser atendidas. Sendo assim, um dos talentos que os líderes precisam fortalecer é a capacidade de sentir propósito nos outros.

Dessa forma, ao conhecer seus seguidores, ouvi-los e aceitar seus conselhos, os líderes se tornam capazes de dar voz aos sentimentos deles, pois os líderes poderão postar-se diante dos outros e dizer: “Eis como suas necessidades e interesses serão atendidos se vocês se envolverem em uma causa comum”. Pois, em certo sentido, os líderes seguram um espelho que reflete o que seus seguidores desejam e, quando eles veem essa imagem refletida, eles a reconhecem e são atraídos por ela.

Entender a liderança como um relacionamento recíproco coloca o ato de saber ouvir na perspectiva adequada, pois os líderes sabem que, sozinhos, não farão nada. Eles sabem que não têm todas as ideias nem sabem todas as respostas e que as sementes de qualquer visão não surgem de uma bola de cristal, mas das imagens transmitidas pelo pessoal da linha de frente sobre o que os clientes desejam ou as queixas sobre a qualidade do produto.

Os líderes ouvem atentamente os sussurros pronunciados nos cantos escuros e consideram os indícios mais sutis; adquirem a noção do que as pessoas querem, o que valorizam e o que sonham. A sensibilidade para com os outros não é uma habilidade trivial, ela requer apenas receptividade para com as outras pessoas e a vontade de ouvir. Significa sair do escritório e passar algum tempo com as pessoas no campo, na fábrica, no showroom, no depósito ou nos escritórios deles, ficando a par das atitudes e sentimentos dos outros e das nuances de sua comunicação.

Mas, para ouvir de verdade o que seus seguidores querem é preciso que você interrompa periodicamente suas atividades regulares e dedique algum tempo a ouvir o que os outros têm a dizer. Isso significa tomar café, almoçar ou jantar com grupos de seguidores e descobrir o que se passa com eles e o que eles esperam obter de seu relacionamento com você. Alguns líderes posicionam suas mesas de trabalho diretamente no escritório – ou no chão de fábrica – a fim de estarem próximos da ação e das conversas.

Quando você pergunta às pessoas por que elas continuam na empresa, é muito provável que elas se preocupem com as taxas de rotatividade e de retenção, e com os motivos que as levam a saírem da organização. Agora pense nos motivos que levam a grande maioria delas a permanecer na empresa! O motivo mais importante é que elas gostam do trabalho que fazem, consideram-no desafiador, significativo e importante. Pois, quando ouvimos com sensibilidade as aspirações dos outros, descobrimos que existem valores comuns que unem as pessoas, tais como:

  • A oportunidade de ser posto à prova, fazer por si mesmo.
  • A oportunidade de participar de um experimento social.
  • A oportunidade de fazer bem alguma coisa.
  • A oportunidade de fazer algo de bom.
  • A oportunidade de mudar o estado das coisas.

Ao longo dos anos não mudou muito o que as pessoas querem e, embora a segurança no emprego seja cada vez mais tênue, independente do setor ou do local, os trabalhadores colocam “trabalho interessante” bem acima de “alta renda”. E a qualidade da liderança (“trabalhar com um líder com visão e valores”) motiva mais do que a remuneração, conforme KOUSER & POSNER([1]). Essas constatações indicam que há mais coisas envolvidas no trabalho do que se supõe.

Assim, os líderes têm muitas oportunidades de apelar para algo mais do que apenas as recompensas materiais, pois os grandes líderes criam significado e não apenas dinheiro. Os valores da liberdade, da auto realização, do aprendizado, da vida em comunidade, da excelência, da prestação de serviços e da responsabilidade social atraem as pessoas para uma causa comum.

O homem tem um profundo desejo de fazer a diferença, queremos ter a certeza de que fizemos algo nesse mundo e de que nossas vidas têm algum significado. O trabalho pode nos fornecer esse propósito e é em suas ocupações que homens e mulheres cada vez mais o procuram. O trabalho se tornou um lugar onde as pessoas buscam significado.

Sendo assim, os melhores líderes conseguem trazer à tona e utilizar esse desejo humano comunicando o significado e a importância do trabalho da empresa, para que as pessoas entendam a importância do seu papel em sua criação. Portanto, quando os líderes comunicam claramente a visão compartilhada de uma empresa, eles habilitam aqueles que trabalham em seu nome, elevando o espírito humano.


([1]) KOUSER, James M. & POSNER, Barry Z. “O Desafio da Liderança” 3ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003, p. 163  

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