Os Principais Comportamentos dos Empreendedores de Sucesso

Por Que a Exigência de Qualidade, a Eficiência e o Comprometimento São Características Fundamentais Para o Sucesso dos Empreendedores? Como Utilizar Uma Lista de Checagem Para Estabelecer Metas? Por Que a Relevância das Características Empreendedoras Varia Conforme as Circunstâncias?

É de inteira responsabilidade do empreendedor a tarefa de transformar potencial mercadológico e números em negócios, pois uma empresa não nasce da geração espontânea. É preciso um ato criador de alguém que seja capaz de observar, analisar e formular um organismo que dê conta de gerar bens, os quais possam produzir sentimento de satisfação, conforto e bem-estar nas pessoas ou em grupos de pessoas que venham a consumir estes bens.

Uma empresa é um organismo vivo, dinâmico e adaptativo, para ser saudável do ponto de vista econômico, financeiro e social. Os números de uma empresa são sempre a tradução de comportamentos de pessoas – especialmente daquelas que a criaram e/ou que estão à sua frente. Na verdade, é preciso enfatizar que a técnica, por si só, não assegura o sucesso do empreendimento.

Ele é produto da competência com que o empreendedor a escolhe, usa e ajusta em busca da concretização de sua meta e de seu projeto. O comportamento empreendedor tem sido alvo de pesquisas sistemáticas que, essencialmente, têm resultado em um conjunto de características que, de maneira sintética, estão apresentadas abaixo:

  • Busca de Oportunidades e Iniciativa – Ter a capacidade de criar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos e serviços, propor soluções inovadoras.
  • Persistência – Enfrentar os obstáculos decididamente, buscando, ininterruptamente, o sucesso, mantendo ou mudando as estratégias, de acordo com as situações.
  • Correr Riscos Calculados – Dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.
  • Exigência de Qualidade e Eficiência – Decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar as expectativas de prazos e padrões de qualidade.
  • Comprometimento – Fazer sacrifícios pessoais, despender esforços extras para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; esmerar-se para manter os clientes satisfeitos e colocar boa vontade a longo prazo acima de lucro a curto prazo.
  • Busca de Informações – Interessar-se, pessoalmente, por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar, pessoalmente, como fabricar um produto ou prestar um serviço; consultar especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.
  • Estabelecimento de Metas – Assumir metas e objetivos que representem desafios e tenham significado pessoal; definir com clareza, objetividade – de forma específica e mensurável – as metas de curto prazo e longo prazo.
  • Planejamento e Monitoramento. Sistemáticos – Planejar, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utilizá-los para tomar decisões.
  • Persuasão e Rede de Contatos – Utilizar-se de estratégias para influenciar ou persuadir os outros; utilizar pessoas chave como agentes para atingir seus objetivos, desenvolver e manter relações comerciais.
  • Independência e Autoconfiança – Buscar autonomia; manter seus pontos de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados desanimadores; expressar confiança na sua própria capacidade de complementar tarefa difícil ou de enfrentar desafios.

O comportamento empreendedor estará presente em todas as nossas ações, sejam elas pessoais, familiares e profissionais. Nossas características pessoais sempre marcam o estilo com que realizamos as coisas em nossa vida. Cabe, a cada um de nós, descobrir quais destas características são pontos fortes nossos e, depois, utilizá-las em tudo o que fizermos.

É importante também, reconhecer e refletir a respeito de nossos pontos fracos e desenvolver características que não temos. A relevância das características empreendedoras varia de acordo com as circunstâncias e os problemas com as quais o empreendedor está envolvido. Veremos a seguir algumas características consideradas mobilizadoras:


Estabelecimento de Metas

As metas funcionam como um potente motor; são capazes de impulsionar a empresa e as pessoas que nela trabalham. Sem sua força orientadora, dificilmente nos moveremos na direção certa. Uma empresa que acredita ter, como única meta, o lucro, descobrirá, mais adiante, que também possui responsabilidade em relação aos sócios, à comunidade, aos funcionários, além de compromisso com o seu próprio desempenho. A busca de uma meta desfocada, mal definida, pode ser frustrante para uma organização.

Ao definir as metas gerais da empresa, é desaconselhável que sejam muito específicas. A limitação destas metas gerais pode desviar o foco de atenção da empresa, tornando-a desatenta aos impedimentos e ameaças, bem como às oportunidades de lucro. Ao lado das metas gerais, porém, a empresa deve definir, também, metas específicas. Quanto mais específica a meta, mais fácil fazê-la compreendida junto às pessoas comprometidas com o sucesso da empresa. Da mesma forma, claros tornar-se-ão os critérios de avaliação do desempenho organizacional.

Em resumo, a empresa deve trabalhar não apenas em função de metas globais, que retratem o compromisso institucional da organização, mas também fazer-se orientar por metas inerentes ao âmbito operacional. Ao contrário das metas gerais, as metas operacionais têm, como características, a temporal idade, a revisão periódica, a adaptabilidade às frenéticas contingências mercadológicas, a especificidade dos detalhes como prazos, níveis de excelência, índices de produtividade e de qualidade, diminuição de custos, crescimento de vendas, etc. Para estabelecimento de metas, pode ser utilizada uma lista de checagem. As iniciais desta lista formam a palavra “ESPERTO”.

  • Específicas: A meta bem especificada, com clareza e concisão, permite que saibamos o que exatamente desejamos, por exemplo, comprar um Gol 1.000, cor vermelha, bancos da cor cinza, zero Km, com direção hidráulica.
  • Significado pessoal: A meta deve ser importante para quem a elabora, ou seja, ter significado pessoal.
  • Provocante: A meta deve representar um desafio. Ela deve estimular a superação de limites e, quando alcançada, gerar satisfação.
  • Executável: A meta deve ser realizável. Deve-se fazer a análise prévia das possibilidades de concretização.
  • Realista: Ao elaborar uma meta, é necessário analisar os recursos disponíveis no momento e prever as necessidades futuras. Avaliar a capacidade de mobilizar os meios necessários é fundamental.
  • Tempo final: A meta precisa de ter prazo definido para sua realização.
  • Observável: A meta deve ser formulada numericamente, para possibilitar a avaliação futura dos resultados. Deve ser visível e mensurável.


Contato Pessoal

Todo ser humano em qualquer lugar do mundo e em tudo que ele for fazer terá que ter um contado pessoal. Mas para que este contato ocorra o ser humano deve estar em comum arbítrio consigo mesmo e com o outro. Para ocorrer este contato o ser humano necessita de certos cuidados consigo mesmo, como o higiene e qualidade de vida. Higiene significa um “sistema de princípios e regras para evitar doenças e conservar a saúde. ” Estes tipos de higiene podem ser classificados como:

  • Higiene Pessoal – compreende os cuidados de asseio corporal, do modo de se vestir e de viver.
  • Higiene da sua casa e ambiente de trabalho – assim como no lar, a higiene no ambiente de trabalho é de fundamental importância. A desordem nos materiais pode desde obstruir a circulação até ocasionar uma queda. Já que a sujeira pode expor o profissional aos agentes biológicos (bactérias, ácaros, fungos) que podem provocar inúmeras doenças.
  • Higiene dos equipamentos – luvas sapatos e botas devem ter seu uso individual, ferramentas devem ser mantidas limpas.


Qualidades de Vida

Qualidade de vida envolve a mobilização das pessoas, com relação a atitudes e valores, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de sua personalidade, de seu corpo, de sua identidade social e de atitudes coerentes com estes valores. Além disso, as reflexões sobre o sentido da existência, o significado dos nossos atos.

  • Os papeis sociais e, em especial, os papeis profissionais constituem-se a partir das interações sociais presentes no ambiente de trabalho, considerando-se os níveis hierárquicos e os sistemas de comunicação que os influenciam.
  • Necessidades físicas: precisamos de comida, roupas, moradia, saúde e dinheiro.
  • Necessidades sociais: precisamos amar e ser amado, sentir que fazemos parte de um grupo maior e nos associar a outros.
    · Necessidades mentais: Precisamos desenvolver nossas habilidades e crescer.
  • Necessidades espirituais: precisamos sentir que temos uma meta na vida, que existe um significado na vida e que estamos contribuindo de alguma forma para isso.
  • Em suma: precisamos viver, amar, aprender, e deixar um legado.


Dessa forma, concilie sua vida profissional com a pessoal e familiar, pois o sucesso profissional não é o único critério da felicidade humana. O profissional verdadeiramente bem-sucedido também é o nas esferas da vida. Não descuide da convivência com seus familiares.

Cultive seus verdadeiros amigos, que serão suas ancoras afetivas no momento de sobreviver à solidão inerente ao poder organizacional. Invista na excelência de sua saúde física e mental e emocional. Lembre-se, seu corpo é seu templo. Por último, não relegue o segundo plano o exercício da sua cidadania.

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