O Poder das Cores no Marketing de Conteúdo

De Que Forma a Cor Atinge as Emoções das Pessoas? Como Traçar a Estratégia Perfeita Para Cada Público e Conseguir Sua Atenção? Além das Cores, o Que Faz Um Conteúdo Ser Realmente Bom?

Por que a Psicologia das Cores é tão importante para quem faz Marketing Digital? Alguns especialistas acreditam que as cores possam influenciar o tempo de permanência e as ações de uma pessoa quando ela chega em um site e, em outas palavras, eles afirmam que saber escolher as cores certas pode ajudá-lo a vender mais. Então, ao elaborar o planejamento para que sua empresa surpreenda nas ações na web, é preciso elencar diversos detalhes: qual tipologia utilizar, imagens que se destacam e causam impacto, conteúdo inteligente e atrativo e, não menos importante a escolha da cor perfeita.

A cor atinge as emoções de cada pessoa e é extremamente importante na transmissão de conteúdos e inclusive no processo de vendas. E este detalhe importante muitas vezes passa despercebido em seu planejamento. O ser humano é extremamente visual. Isso pode ser observado claramente nos posts com maior audiência no Facebook. Quando a empresa publica algo com uma imagem que não chame tanta atenção e com muito conteúdo, sem dúvidas o interesse das pessoas será baixo. Agora, se esta mesma empresa escolhe uma boa imagem com as cores ideais para a mensagem que quer transmitir – aliada a um texto coerente e inteligente – é certo que o sucesso deste post será maior.

Uma pesquisa concluiu existirem fatores que influenciam como e o que os consumidores compram e um deles é a escolha da cor. Ao lançar um produto, por exemplo, é crucial considerar que os consumidores dão mais importância ao visual e cor do produto do que outros fatores. Se sua empresa se encontra neste cenário, use e abuse dessas cores para ilustrar seus posts nas redes sociais. Se existe mais de uma cor neste novo produto, trabalhe com uma delas para evidenciar seus benefícios e as outras para mostrar suas principais características. Para os pesquisadores, as cores aumentam o reconhecimento de uma marca em 80% e isto se relaciona diretamente à confiança do consumidor.  (https://www.kissmetrics.io/ )

Assim que sua marca tiver certo know-how em seu mercado, utilize sua cor principal nas campanhas institucionais. Seus clientes farão a ligação automaticamente com a cor e sua empresa. Isso eleva a simpatia com a sua marca. Ao desenvolver o conteúdo para seu blog, procure imagens que utilizam elementos dessas cores ou coloque-a nos títulos que falam diretamente sobre sua empresa. O poder das cores é tão incrível devido a habilidade única de atrair tipos específicos de consumidores e mudar o comportamento de compra. Veremos abaixo como traçar a estratégia perfeita para cada tipo de público e conseguir a atenção almejada:

  • Consumidores Impulsivos. Se sua empresa for do ramo de fast food, lojas de outlet ou de liquidações, ou seja, de corporações que oferecem algo rápido, imediato, com maior rapidez, as cores que mais os atraem são o laranja, vermelho, preto e o azul royal.
  • Consumidores Com Orçamento Controlado: Muito utilizado em lojas de departamento e bancos, as cores para chamar a atenção desse tipo de público que pensa antes de efetivar a compra são o azul marinho e o verde-água.
  • Consumidores Tradicionais: Esses se identificam com o pink e com as cores em tons mais claros.

Você já percebeu o quanto as empresas estão investindo em posts e ilustrações de seus textos com cores vibrantes e chamativas? Em meio a tantas mensagens e informações em sua rede social, ao incluir uma cor alegre que mexa com a emoção das pessoas, automaticamente nossos olhos focam neste conteúdo. A dica é, se você possui uma empresa que oferece um leque de serviços/produtos, experimente categorizá-los com cores. Sempre que divulgar cada tipo de produto, utilize a mesma cor e verifique resultados.

Seu público fará o link da cor com os benefícios que este produto lhe traz e as chances de novas compras e empatia com a sua marca aumentará. Ou, se sua empresa é somente de um ramo específico, ilustre cada vantagem por uma cor. Isso conseguirá dar mais ênfase na mensagem que quer passar e passará mais organização e profissionalismo de sua empresa. Mas qual cor utilizar?

  • Amarelo: Passa otimismo, juventude, calor.
  • Vermelho: Senso de urgência, energia, vitalidade.
  • Laranja: Ousado, sugere tomada de decisão rápida e imediata.
  • Rosa: romantismo, delicadeza, sutileza.
  • Azul: segurança, credibilidade, confiança.
  • Verde: bem-estar, saúde.
  • Preto: luxo, elegância, poder e precisão.

Existe um conjunto de fatores que influenciam o comportamento do consumidor além da escolha das cores adequadas ao público e objetivo da empresa. Para os internautas, o design (aqui, além do visual, inclui-se a navegação e organização ruim de um site, por exemplo), palavras que chamam a atenção (provoque e instigue seu público) e a conveniência (velocidade e eficiência) afetam a necessidade de compra também. Alie criatividade no visual com inteligência no conteúdo e garanta mais pessoas interessadas em sua marca, e, principalmente mais reputação e boas vendas para sua empresa.

Seis Formas de Engajar Com Conteúdo

O engajamento vem do conteúdo. E qual é o conselho mais básico sobre conteúdo? Crie um bom conteúdo. Mas o que é exatamente isso? O que faz ele ser realmente bom?

1. Relevância, Pontualidade e Contexto:

O que você está postando precisa ser significativo para seu público-alvo. Se a sua ONG trabalha contra o tráfico humano, então é provável que seu público queira informações relevantes sobre o assunto. E se isso cria laços com alguma notícia atual ou viral, melhor ainda. Isso não significa que você não possa postar um conteúdo que tem pouco ou nada a ver com a sua missão, mas se o seu conteúdo é sobre algo que a sua comunidade tem interesse, com a legenda certa, até mesmo um meme pode comunicar a sua mensagem.

2. Informar, Divertir ou Tocar

Informar poderia descrever o que aquela sua ONG, do exemplo acima, compra com doações ou como os dados estão sendo usados para encontrar as pessoas que precisam de sua ajuda. Você pode mudar isso com um conteúdo que aborda algo semelhante, mas faça isso dando ênfase em encontrar o humor em situações problemáticas ou de fazer as lutas envolvidas mais reais e assim criar empatia. Mantenha a mistura vitaminada para que sua comunidade possa encontrar algo em sua timeline que agrada a eles.

3. Apresentação

Estude suas palavras, mesmo que a plataforma permita que você escreva muito. Menos é mais. Escreva a primeira frase com o intuito de chamar a atenção. Tenha cuidado com a gramática e pontuação. Se você estiver usando uma plataforma que permite hashtags, use-as separadas do texto – um post é mais difícil de ler quando cada palavra do título ou descrição tem # na frente dele.

4. Audiovisual

Se as selfies nos ensinaram alguma coisa, é que as pessoas adoram imagens. E plataformas como Twitter tornaram o seu compartilhamento mais fácil do que nunca. Ainda assim, uma inclusão ocasional de um áudio irá proporcionar variedade ao seu fluxo de conteúdo. Podcasts, gifs animados, Slideshares ou gráficos com narração e vídeo são formas diferentes de se envolver com a sua comunidade e dar um novo ar às suas mensagens. Então, misture imagens ao seu conteúdo. Isso pode fazer toda a diferença

5. Peça Para as Pessoas Comentarem

Sempre pense no seu conteúdo tendo em mente a ideia de convidar as pessoas para comentar ou colaborar. Esta é a forma mais básica do engajamento. Se você consegue fazer isso, vender algo em seu conteúdo vai ser muito mais fácil. O importante é ter o objetivo claro. Perguntas como “você faria isso? ”, ou “como é que você conseguiu? ” sempre foram boas, mas você ainda pode usar hashtags para um comentário informal ou mesmo uma piada.

Além disso, como o exemplo acima indica, usar hashtags para expressar emoções pode levar ao engajamento porque são nossas emoções que nos envolvem e nos fazem comunicar. O bom conteúdo começa com uma boa ideia. O que você procura fazer é traduzir sua missão em uma conversa de fácil compreensão. E assim como você não iria poupar seus sentimentos quando fala com um amigo, você deve mantê-los em suas comunicações sociais.

6. O Sexto Ponto O sexto (6º) ponto não é algo que você posa incluir no seu conteúdo, pois, na verdade, trata-se de uma resposta. Muitas vezes nos concentramos no que podemos dizer ao invés de ouvir. Para realmente promover o engajamento em suas contas de mídia social, preste atenção no que está inserido nelas. E responda. Mesmo que você não diga nada mais profundo do que “amei isso” ou “rs” você está se conectando com alguém e que irá incentivá-lo a voltar e se conectar.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

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