Como Criar os Melhores Títulos e Atrair Leitores Para Seu Site

Quais os Elementos Necessários Para a Construção de Bons Títulos? Que Empresas Brasileiras Estão Aplicando o Marketing de Conteúdo Com Sucesso?

O título é o principal responsável por abrirem ou não a sua mensagem, tendo a finalidade de despertar a curiosidade de seu público para que saibam da sua existência. Desenvolver uma ideia e colocá-la em prática não é uma tarefa simples, pois requer pesquisa, estudo, aprofundamento do assunto, rascunhos e brainstorming. Após toda esta análise, você inicia o processo de fazer das ideias algo existente. Escrever bons artigos faz parte da estratégia de inúmeros sites, blogs e redes sociais. Mas, de nada adianta se estes conteúdos não chamarem a devida atenção de seu público para a leitura.

O grande responsável para instigar e convidar o público a aumentar seu conhecimento ou ficar ciente de uma novidade, é o título. O título é a primeira conexão com seus leitores e se houver falha neste início, é certo que seu objetivo não será alcançado. Ele está presente em praticamente tudo que fazemos na web: nas redes sociais, nas matérias, anúncios e até mesmo nas ferramentas de busca, como o Google.

Dicas Importantes Para Criação de Títulos

1) A técnica AIDA

Existem quatro (4) elementos necessários para a construção de bons títulos:

  • Atenção: capture com as palavras certas a atenção de seu leitor. Ideias como: “Saiba agora”, “Imediatamente”, “Não perca tempo”, “Gratuito”, “Descubra” são ótimas para que o leitor saiba de imediato que aquele assunto o interessará.
  • Interesse: coloque o principal benefício que seu público terá em ler o seu artigo. “Melhore sua vida”, “Aumente seu conhecimento”, “Ganhe dinheiro” são alguns exemplos.
  • Desejo: aqui a ideia é despertar o desejo através da combinação dos benefícios com senso de urgência: “Melhore sua vida imediatamente”, “Aumente seu conhecimento em poucas horas”, “Ganhe mais dinheiro em 1 semana”.
  • Ação: convide o leitor a ler, curtir e compartilhar o conhecimento. Inclua algo como: “Clique aqui e descubra”. Esta é a fórmula perfeita para conseguir a atenção desejada.

2) Deixe sempre claro para seu público que ele é único, especial, que o conhecimento que você compartilha será excelente para sua vida

3) O título tem a função também de informar que sua empresa é referência em determinado assunto “Saiba agora”, por exemplo, passa a imagem de que quem está comunicando detém deste conhecimento e faz questão de compartilhar para a sociedade algo que é de suma importância.

4) Seja diferente. Não tenha medo de ser esquisito. Às vezes, um título “estranho” pode chamar ainda mais a atenção no meio de mensagens que já estamos acostumados a ver.

5) Listas. Está comprovado: listas e números nos títulos ganham a preferência de qualquer público. “10 motivos”, “7 Dicas”, “3 passos” tem muito mais audiência e aceitação.

6) Utilize palavras-chave. Não é para ser mecânico! Se houver a possibilidade de incluir também no título palavras-chave de seu texto, é uma excelente maneira de SEO, além de ser uma forma atraente e inteligente de chamar a atenção.

Estas dicas te ajudarão a aumentar as chances de seu público ter o interesse sobre determinado artigo publicado. Mas, tão importante quanto, inclua na mensagem o quanto sua empresa se envolve com seus clientes, que fazem questão de fazer parte de seu universo, de solucionar sempre seus problemas, de estar próximo nas dificuldades. Mesmo se sua estratégia for B2B, seu público, seja ele qual for, são seres humanos que gostam e precisam ser tratados como tal. Quanto mais “íntimos” os títulos e as mensagens forem, a empatia será maior e as chances de notoriedade aumentarão.

Empresas Brasileiras Que Praticam o Marketing de Conteúdo

A relação empresa / cliente já está totalmente diferente de cinco (5) anos atrás. Antes, sem o foco evidenciado no digital, os colaboradores e empresários estavam mais presentes fisicamente, faziam mais telefonemas e o número de visitas pessoais eram maiores. Com o avanço da tecnologia, o envio de e-mails e mensagens virtuais superou a presença física. Para equilibrar esta relação e não esfriar o contato, é preciso planejamento e superar as expectativas com conteúdo inteligente, criativo e informativo para os blogs e redes sociais, já que estas ferramentas são atualmente os maiores canais de comunicação com seu cliente. Para entender na prática a importância e relevância do assunto alguns dados:

  • Mais de 90% dos profissionais que atuam B2B usarão estratégia de marketing.
  • 82% das empresas pretendem investir mais dinheiro neste tema em 2014;
  • O blog corporativo será a tática de marketing mais utilizada este ano.
  • 87% das empresas se envolvem com seu público nas mídias sociais; • Quase 90% disseram usar mídias sociais para se conectar com seus clientes.

As estatísticas mostram que o mundo corporativo precisa estar conectado para entregar mais valor ao cliente, estreitar o relacionamento e compartilhar seu conhecimento. Conheça agora como algumas empresas brasileiras estão trabalhando o Marketing de Conteúdo para ganhar leads qualificados e fidelizar os clientes já existentes:

1) PETROBRAS: Com mais de 1 milhão de fãs em sua fanpage, a empresa posta de 2 a 3 conteúdos diários, normalmente com um breve texto na descrição e uma imagem atrativa (na maioria das vezes com link para o blog corporativo (intitulado como “Fatos e Dados”). O blog é um espaço para diálogo e transparência sobre fatos e dados recentes da Petrobras. Nos últimos meses, um dos posts mais compartilhados foi do Grifo04, um supercomputador que utiliza programas para a geração de imagens das bacias sedimentares.

Ou seja, um assunto institucional gerou mais audiência do que novidades dos carros da Fórmula 1, um dos posts de notícias externas que a empresa divulgou. Isso nos remete à importância da divulgação dos conhecimentos e conquistas corporativas para seu público poder comentar, curtir e compartilhar. A empresa utiliza também os canais Twitter, Google Plus, LinkedInd, Youtube e Instagram.

2) PÃO DE AÇÚCAR: A empresa explora a força das redes sociais para criar empatia com os consumidores, divulgando os produtos de uma forma criativa. “Vai ser difícil tomar só uma taça” com a foto de garrafas de vinho e um aperitivo de carnes, chama a atenção do leitor, que fica com água na boca. O texto na descrição, fala um pouco mais sobre a delícia de se tomar um vinho e, naturalmente, faz um convite a todos para comprarem suas garrafas no Pão de Açúcar.

Além disso, temas como feriados e datas comemorativas, prática de esportes e dicas diversas fazem parte de suas redes sociais. Sustentabilidade, reciclagem e saúde são temas sempre presentes no blog do supermercado, que enfatiza as ações da empresa, os números e notícias de cada segmento.

3) MRV: A construtora posta diariamente mais de 5 posts no Facebook com dicas de decoração, imóveis à venda e aluguel disponíveis, dicas de limpeza para casa, eventos que participam, etc. Para empresas com alto número de críticas, é fundamental a participação em redes sociais para estreitar o relacionamento com o público. Uma dica importante, que a MRV pratica, é responder a todas as dúvidas e críticas de uma forma profissional, sempre com foco na resolução do problema.

A empresa possui um canal de vendas exclusivo no Facebook, que atende de prontidão os clientes interessados. Todas as dicas têm link para o blog da MRV, que possui uma linguagem informal e divulga notícias e novidades do mercado imobiliário, lançamentos, hotsites e campanhas promocionais conquistando assim, a empatia de seus visitantes. A construtora está presente em praticamente todas as redes sociais: FlickR, LinkedIn, Pinterest, Slideshare, Twitter, Youtube, Google Plus e Facebook.

https://www.facebook.com/juliocesar.s.santos

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